Mentor, mentoria e empreendedorismo

O experiente ajuda o novato: mentoria e empreendedorismo

Ser um empreendedor é um desafio. Novos empreendimentos são sempre acompanhados por decisões difíceis, para as quais jovens e novos empresários podem não ter as respostas ou a experiência necessária para, pelo menos, fazer uma escolha informada.

Num mundo caracterizado pela abundância incalculável de informações e dados, estes podem recorrer a relatórios, documentos, estudos de mercado, manuais de negócios, etc., que seguramente os ajudarão.

Contudo, apenas um mentor de negócios pode realmente compartilhar os seus conhecimentos com jovens empreendedores de uma maneira que possa ter um impacto positivo directo sobre o crescimento dos negócios ao longo do tempo.

Como um mentor pode ajudar?

Um dos principais benefícios da relação mentor-aprendiz é o conselho de uma parte mais experiente. Por serem experientes, os mentores também podem fornecer contexto e perspectivas que não foram consideradas anteriormente. E também porque eles têm desenvolvido as suas actividades por muitos anos, os mentores contam com contactos valiosos no mundo dos negócios.

Contudo, do meu ponto de vista, o papel central do mentor deve ser o de motivar. Cometer erros é inevitável tanto para aquele que é corajoso o suficiente, como para empreender. A falha é inerente ao empreendedorismo. No entanto, para ter a força suficiente para superar os erros e continuar a prossecução dos objectivos, os empreendedores também têm que estar altamente motivados e acreditar na missão que perseguem.

E eles e elas nunca estarão verdadeiramente motivados e nunca terão força suficiente para superar a adversidade se não acreditarem em si mesmos.

Digo estas palavras a partir da posição de uma pessoa que aprendeu muito ao falhar. Costumo dizer que faço um mestrado quando falho. Ao longo da minha vida, enfrentei muitas adversidades. No entanto, nunca me impediram de acreditar em mim, nos meus projectos e na minha capacidade de alcançá-los.

Neste sentido, os mentores, através das suas experiências pessoais concretas e especificas, podem agir como grandes motivadores, explicando aos empreendedores que fracassam pela primeira vez que isso é normal e que a única maneira de alcançar o sucesso é persistir, insistir, errar, aprender e reinsistir.

O mentor também aprende

É obvio que existe um elemento desinteressado na mentoria. Contudo, ela não é apenas uma questão unilateral. Ser o mentor de um empreendedor promissor é uma óptima maneira de retribuir à comunidade e à sociedade em geral. E essa retribuição é um dos principais motivos que me levaram pessoalmente, por exemplo, a implementar um conjunto de iniciativas sociais e de apoio ao tecido empresarial moçambicano.

Iniciativas de ponta e últimas tendências

Mas quando se trata de apoiar e contribuir para o progresso dos outros, o mentor também tem a enorme oportunidade de continuar a aprender. Em primeiro lugar, os jovens empreendedores estão sempre a trabalhar com iniciativas de ponta e liderando as últimas tendências. Qualquer mentor que tenha a chance de apoiá-los, necessariamente obtém insights de primeira mão sobre as últimas inovações, ajudando-os a evitar ficarem enferrujados.

Uma das maiores ameaças para um empresário “de sucesso” é a inércia; acreditar que já se chegou ao topo e que não é possível seguir em frente. Participar do MOZEFO Young Leaders, por exemplo, e ouvir muitos dos nossos jovens partilharem as suas experiências, aspirações, iniciativas e ideias também me ajudaram a repensar os meus próprios negócios e a conceber novos mecanismos para apoiar mais e melhor as futuras gerações de empreendedores moçambicanos.

Lista de contactos

Além disso, ao apoiar e ajudar novos negócios a prosperar, os mentores criam conexões próximas com a futura geração de líderes empresariais, ampliando sua própria lista de contactos. Muitos dos jovens empreendedores de hoje serão os grandes empresários e empresárias do futuro, de Moçambique e do continente africano. Contar com sua informação de contacto é um privilégio enorme. Potencial e ainda potencial, mas privilégio no final.

Capacidade de liderança

Finalmente, a mentoria ajuda a melhorar a capacidade de liderança do mentor. Qualquer um que dirige um negócio já é um mentor e um líder. Mas através de apoiar os outros, o mentor aprende a revelar o que há de melhor neles, a reconhecer os pontos fortes e fracos, a ser diplomático e, ao mesmo tempo, a obter resultados, a dar bons conselhos e a ser solidário.

Menotria: um oportunidade que beneficiará todos

O aprendiz irá certamente beneficiar do apoio e o seu negócio irá melhorar muito, mas com melhores capacidades de liderança nas suas costas, o mentor pode também aprender a organizar o seu próprio negócio de uma forma mais eficiente e humana. O tecido empresarial de Moçambique e África ainda tem muito a melhorar. Aprimorar o nosso clima de negócios será essencial para garantir um futuro próspero para as gerações futuras. Nós, os empresários que já conseguimos consolidar os seus negócios, temos uma grande responsabilidade nesse sentido. Mas devemos pensar nesse processo como uma oportunidade que beneficiará todos.